Buscar
  • Felipe Cavalcante

50 anos, 50 lições de vida

Atualizado: 6 de out.

No dia 23 de setembro de 2022, eu fiz 50 anos bem vividos, com um sentimento de plenitude, de satisfação com a vida.


Uma das razões disso foram as conquistas que tive, profissionais e pessoais. Uma família linda, unida, amorosa e em um ambiente de paz, compreensão e apoio mútuo. Um sentimento de que acertei no mais importante, a família.


De outro lado, um sentimento de propósito e legado com algumas das minhas conquistas. Tenho conseguido viver de acordo com meu lema de vida de “Reunir, simplificar e difundir conhecimento”, e isso não tem preço.


Ajudei muita gente na minha jornada, criei do zero uma das entidades mais importantes do setor imobiliário brasileiro, a ADIT, e tenho conseguido contribuir com a melhoria do nosso setor e de nossas cidades. Grande sentimento de realização.


Por outro lado, muitos fracassos e perdas importantes foram deixando suas marcas. Mas o importante é que aprendi a lidar com essas situações. O custo foi alto, mas acredito que essas pancadas da vida foram me deixando mais fortes.


São os aprendizados dessa rica e atribulada jornada que eu gostaria de dividir com vocês. Espero que possam ajudar. Se apenas algum deles for útil para você e fizer você evitar algum dos problemas que enfrentei ou se fizer você lidar melhor com os obstáculos no seu caminho, já terá valido à pena.


1. Não existe o bom e o mau, mas o bom e o mau ao longo do tempo. Coisas que acreditamos ser ruins hoje, podem nos levar para caminhos maravilhosos no futuro, e coisas boas hoje podem nos levar a acontecimentos muito negativos no futuro. Não se deixe afetar demais pelas coisas ruins que lhe acontecem, pois elas podem ser as sementes para um futuro melhor


2. Não reclame e não espere por ninguém, especialmente o Governo, faça. Essa sempre foi a minha atitude perante a vida.


3. Separe as chateações dos problemas. Se algo não vai estar lhe afetando em um ano, é uma chateação e apete o botão de Foda-se. Não perca seu humor ou seu sono por causa disso. Se algo vai estar lhe afetando em um ano, dedique todas as suas energias para enfrentar e resolver esse problema.


4. É impossível você conquistar grandes coisas sendo pessimista. É preciso otimismo para ter grandes visões e para ter a energia e a resiliência para superar os obstáculos que ficam no caminho dessa visão.


5. O segredo da felicidade é a gratidão. Diariamente seja grato por tudo o que tem e pelo que é. Pare de reclamar ou sofrer pelo que não tem. Nada vai ser mais importante para ter uma vida plena, feliz e repleta de paz do que isso.


6. Quando estiver com grandes dúvidas, na agonia das escolhas e encruzilhadas da vida, decida com base nos seus princípios, no que lhe deixar mais feliz e mais próximo de quem você quer ser no futuro.

7. Comece a construir o seu sonho, mesmo que aos pouquinhos. Se seu sonho parece muito distante, comece dedicando 1% do seu tempo a ele, depois vá aumentando, chegue aos 5%. O importante não é onde você está, mas em que direção está indo.


8. Quando estiver em dúvida sobre tomar alguma decisão, avalie se ela é reversível ou irreversível. Se for reversível, aja rápido, monitore e ajuste conforme a necessidade. Se for irreversível, aí sim você deve avaliar com calma e profundidade antes de tomar a decisão


9. Encontre sua vocação. Vocação é aquilo que você faz bem e de maneira fácil e que os outros acham difícil de ser feito. Se alguém elogia você por algo que você não considera difícil de ser feito, você achou sua vocação.


10. Entre ser generalista e ser especialista, prefira ser um generalista especialista. Pensem no Generalista especialista como uma série de Ts juntos: TTTTTTT. O generalista especialista tem interesses em várias coisas, mas se aprofunda em alguns deles. Ao longo dos tempos, isso vai tornando-a uma pessoa especial, que vai conseguir fazer conexões únicas entre áreas distintas.


11. Grande coisas acontecem com quem acredita que pode fazer grandes coisas.


12. Aprenda a desistir. Resiliência demais não faz bem para ninguém.


13. Se não puder oferecer quantidade de tempo, ofereça tempo de qualidade para sua família.


14. As grandes coisas e conquistas são feitas aos poucos e você nem percebe que as está realizando. Elas não são um momento em sua vida, mas uma série interminável de pequenos momentos, a maioria banais ou difíceis.


15. Quando você se afasta do que lhe atrapalha, tudo começa a dar certo.


16. A maioria dos problemas com os quais você se preocupa não vão acontecer, e se acontecer você lidará com eles de maneira muito melhor do que imagina. Um exemplo disso, é que você está aqui hoje lendo esse texto.


17. Não se acostume com o que lhe faz mal.


18. Não espere pelo momento ideal. Ele não existe.


19. O papel da sorte é subestimado. Boa parte dos seus sucessos e fracassos não se devem por sua causa, mas porque ela deu ou tirou uma mãozinha.


20. Não dá para ter sucesso em algo sem ter entusiasmo. Se você não estiver entusiasmado pelo que você está fazendo, melhor ir pensando em pivotar.


21. A sua energia pode ser canalizada para ter sucesso ou para reclamar, nunca para os dois.


22. Olhe os períodos difíceis de outra maneira. Não é porque é desconfortável que é ruim para você. Alguns dos momentos de maior crescimento pessoal acontecem nos momentos mais dolorosos.


23. A melhor maneira de se tornar um profissional referência em algum área e ter projeção é se especializar em uma área ou setor que está nascendo e publicar conteúdo sobre ela. Fuja de setores tradicionais, povoados de profissionais estabelecidos. Vai ser muito mais difícil você se tornar uma referência nele.


24. Parece bobagem, mas a curiosidade é chave para o desenvolvimento das pessoas. Querer saber como as coisas funcionam e aprender o porquê de as coisas serem do jeito que as coisas são, são combustíveis para a evolução pessoal e profissional.


25. Ao decidir o que fazer da vida, siga os seus interesses. Se você tem interesse em algo, tudo vai ficar mais fácil. O trabalho vai ser diversão. Tente transformar os seus interesses em profissões. Você não vai estar trabalhando, vai estar brincando, e ninguém ganha de quem está brincando.


26. Ao lidar com problemas, não deixe eles afetarem todos os aspectos de sua vida. Aprenda a criar cercados. Não é porque algo deu errado no trabalho que isso precisa afetar sua vida pessoal, e vice-versa. Temos a tendência a nos deixar contaminar pelas coisas negativas que nos afetam. Não deixe isso acontecer.


27. Dê menos valor para as probabilidades. Sua mente tende a criar cenários negativos mais prováveis de acontecer. Esqueça isso, não está escrito em nenhum lugar como as coisas serão no futuro. Não morra de véspera, lute até o fim e seja ativo na construção do seu futuro.


28. Na hora de se comparar, olhe para baixo e não para cima. Temos tendência a ficar nos comparando com quem tem mais do que nós. Não faça isso, pois existem muito mais pessoas em uma situação pior do que a nossa do que melhor.


29. Aproveite as emoções negativas. Elas têm uma função. Culpa, raiva, tristeza e todas as demais emoções tidas como negativas possuem uma um significado evolutivo e são mensagens que nosso organismo está nos enviando para fazer algo a respeito de alguma situação.


30. Quase tudo na vida é escolha. Podemos não escolher as situações que nos afetam, mas podemos escolher como reagir a elas. É como um jogo de poker, onde temos que jogar com a mão que nos é dada e fazer o melhor possível com ela.


31. Assuma responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida. Não jogue essa culpa em ninguém. Na hora que você passa a fazer isso, você toma controle da sua vida.


32. Não se dê muita importância e não se leve muito a série. Fazer piada de si mesmo é um excelente indicativo para saber se você é uma pessoa legal para se ter por perto.


33. Você não é o centro do universo. Para de pensar no que as pessoas deveriam fazer por você e passe a focar suas energias no que você pode fazer pelos outros. Isso volta para você com folga.


34. Em vez de lutar contra as coisas que acontecem com você e que são fatos consumados, passe a aceitar e abraçá-las, mesmo quando são negativas. E sempre tente entender o que você pode tirar de positivo dessa situação, pois, acredite, tudo na vida tem um lado positivo, mesmo que não pareça inicialmente.


35. Aprenda a respirar e meditar. De tão importante, isso deveria ser ensinado na escola. Uma simples respiração pode fazer uma enorme diferença em sua vida, especialmente nos momentos mais difíceis.


36. Confie na sua intuição, especialmente com o passar dos anos, pois a intuição nada mais é do que a sua experiência de vida lhe falando que você deve fazer. Você pode não conseguir racionalizar, não lembrar de tudo o que lhe aconteceu no passado, mas a intuição se lembra e lhe avisa. Nunca a contrarie.


37. O tom de voz é mais importante do que o conteúdo da mensagem.


38. Seja simpático e agradável. Não lhe custa nada. Ninguém quer lidar ou se relacionar com pessoas chatas e desagradáveis. Vai ser melhor para os negócios, lhe garanto.


39. Viver de acordo com seu propósito de vida é um luxo, mas tente. O primeiro passo é você identificar e formalizar qual é o seu propósito. A seguir, direcione a sua vida nesse sentido. Chegar ao final da vida e avaliar que ela valeu à pena, que você deixou um legado e viveu uma vida plena deveria ser o grande objetivo de todas as pessoas.


40. Crie pôneis malditos e unicórnios cor-de-rosa, só não crie a porra da expectativa. Uma das definições de felicidade é que ela é a diferença entre as expectativas e a realidade, portanto, reduza suas expectativas.


41. Quer ter uma boa relação com sua família e amigos? Apoie eles, apoie seus sonhos, não fique no caminho deles. Isso é especialmente importante para quem quer ter uma boa relação com seus filhos e cônjuges.


42. Toda vez que você estiver muito confortável com uma situação, está na hora de se mexer e trazer um pouco de desconforto para a sua vida. Não se acomode, esteja sempre crescendo e melhorando. Estagnar não traz nada de positivo para você.


43. Foque nas suas bençãos e não nos seus fardo. Sem isso não dá para viver uma vida feliz. E o tipo de energia é muito diferente, vai fazer toda a diferença em sua vida.


44. Aprenda a dizer não. Talvez seja uma das coisas mais difíceis do mundo, mas uma das mais importantes para você conseguir focar no que realmente importa. Nos negócios, você precisa atirar com um fuzil com mira de longa distância e não com uma espingarda doze.


45. Em qualquer relacionamento, seja pessoal, seja profissional, seu maior objetivo deve ser o de sempre conquistar e manter a confiança das pessoas.


46. Aprenda a controlar os seus pensamentos. Controlá-los é controlar a qualidade da sua vida.


47. Para superar os grandes obstáculos você precisa acreditar que o futuro será melhor do que o presente. Existem muitas palavras para isso: fé, esperança e otimismo são algumas delas.


48. Você precisa aprender a deixar o passado para trás. Você não está indo naquela direção. O passado precisa ser fonte de aprendizado e não uma âncora em sua vida.


49. Quando for ter conversas difíceis não enrole. Seja direto. Explique os motivos. Tente não dar opiniões, mas apenas relacionar os fatos.


50. Descubra quem você é. Busque seus sonhos. Tire do caminho qualquer obstáculo, pessoa ou situação que o impeça de chegar mais próximo de quem você é ou de onde você quer chegar.


Autor: Felipe Cavalcante

Contato: felipe@matx.com.br

141 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Desde que comecei a ter interesse em urbanismo e bairros planejados, lá pelos idos de 2005, me encantei com a palavra Placemaking. Sempre achei o máximo a capacidade de criar lugares. E saber que exis